Content area
Full text
ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO
RESEARCH PAPER
Perfil de saúde dos estudantes de enfermagem: diagnóstico epidemiológico a partir do modelo PRECEDE-PROCEED
Nursing students' health profile: epidemiological diagnosis based on the PRECEDE-PROCEED model
Perfil de salud de los estudiantes de enfermería: diagnóstico epidemiológico a partir del modelo PRECEDE-PROCEED
Fernanda Maria Príncipe Bastos Ferreira*; Liliana Andreia Neves da Mota**; Irma da Silva Brito***; Margarida Reis Santos****
* MsC., Professor Adjunto, Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, 3720-126, Oliveira de Azeméis, Portugal [[email protected]]. Contribuição no artigo: pesquisa bibliográfica, recolha e análise estatística dos dados, discussão dos resultados e redação do artigo. Morada para correspondência: Avenida Nossa Senhora das Flores 1985, Bemposta, 3720-126, Oliveira de Azeméis, Portugal.
** MsC., Professor Adjunto, Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, 3720-126, Oliveira de Azeméis, Portugal [[email protected]]. Contribuição no artigo: análise estatística dos dados, discussão dos resultados, revisão global do artigo.
*** Ph.D., Professor Adjunto, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 3046-851, Coimbra, Portugal [[email protected]]. Contribuição no artigo: discussão dos resultados, revisão global do artigo.
**** Ph.D., Professor Coordenador, Escola Superior de Enfermagem do Porto, CINESIS (Center for Health Technology and Services Research), 4200-072, Porto, Portugal [[email protected]]. Contribuição no artigo: discussão dos resultados, revisão global do artigo.
RESUMO
Enquadramento: A definição do perfil de saúde dos estudantes de enfermagem é fundamental no desenvolvimento de comunidades académicas salutogénicas.
Objetivo: Analisar o perfil de saúde dos estudantes, tendo em vista a definição de estratégias de intervenção através do modelo PRECEDE-PROCEED.
Metodologia: Estudo quantitativo. A recolha de dados foi efetuada com recurso à versão portuguesa dos questionários: Estilo de Vida Fantástico, Escala de Autoimagem de Stunkard, Escala de Autoestima de Rosenberg e Questionário do Bem-estar Psicológico. Participaram neste estudo 224 estudantes dos cursos de licenciatura e pós licenciatura de especialização em enfermagem.
Resultados: O estilo de vida dos estudantes na sua globalidade é muito bom, apresentando valores mais baixos na atividade física/associativismo, alteração do padrão nutricional, alteração do sono e baixa capacidade para gerir o stresse, trabalho/tipo de personalidade e introspeção o que lhes propicia uma visão menos otimista e positiva.
Conclusão: O plano de intervenção que contempla o apoio, educação, proteção e prevenção, deve ser adequado...