Content area
Gabriel campos Madrid
O Presidente eleito Nayib Bukele revelou o primeiro funcionário do seu gabinete de governo. Este é Alexandra Hill Tinoco, designado como o próximo ministro dos negócios estrangeiros, em vez do atual chefe da Chancelaria, Carlos Castaneda.
A nomeação foi anunciada por meio de uma mensagem no relato oficial da rede social Twitter do próximo Presidente.
De acordo com o currículo relatado por Bukele, Hill Tinoco tem experiência em questões diplomáticas depois de ter trabalhado na organização dos Estados americanos (OEA), instituição da qual fazia parte da equipe de criação de políticas públicas para as 34 nações que Integram-na, de acordo com a publicação.
Ele também trabalhou com o departamento de estado dos EUA e a Marsile das Nações Unidas contra as drogas.
Ela é formada em ciência política e saúde pública. Além disso, estudou o Bacharelado em artes, ciência política e estudos latino-americanos na Universidade de Boston, Estados Unidos; Além de cursos de pós-graduação na Universidade Johns Hopkins.
" Recebo com grande responsabilidade e alegria esta nomeação do Presidente eleito @nayibbukele. Estou comprometido com a transformação de El Salvador. Vamos formar uma nova era política externa para o nosso país ", disse o futuro oficial por meio de uma mensagem emitida, também, por redes sociais.
Hill Tinoco é filha de Jaime Hill, presidente da Fundação antidrogas de El Salvador (FUNDASALVA) e antigo terceiro vereador do Conselho Municipal do prefeito de San Salvador durante o período 2015-2018 em que Bukele serviu como prefeito da capital.
Entre as reações que surgiram ontem após o anúncio é a do deputado da ARENA Milena Mayorga, que disse que está "pronto @CancillerAleHT para trabalhar com você a partir da Comissão de relações exteriores (da legislatura). Felicito-o @nayibbukele por designar uma mulher para uma posição tão importante. "
Enquanto isso, ontem, o diretor da organização GANA, Nelson manteve, disse que a nomeação de Hill Tinoco é apenas o primeiro de uma lista de pessoas que "pode fazer três armários com alta qualidade", de acordo com declarações dadas a rádio YSKL.
Então, no anúncio do Presidente-eleito que não requisitava a respresentação da República Popular da China a ser convidada à inauguração, os deputados de todas as frações legislativas reagiram.
Assim, o Presidente da Assembléia Legislativa, Norman Quijano, recomendou ao Presidente eleger para ter diplomacia e cortesia.
" Eu acredito que um representante de uma nação com um governo e uma população de quase 1,6 milhões habitantes deve ser tratada com cortesia e respeito, não é direito através das redes sociais para estar dizendo ' eu não convidei a prostituta de tais ', se você foi convidado pelo governo, a diplomacia mínima deveria ter ", disse Quijano.
Por outro lado, o chefe adjunto da FMLN, Schafik Handal, descreveu como um "Desajeitamento" a postura de Bukele.
" Todo ato de inauguração ao nível da Presidência sempre foi composto de três partes: a que assume, a que sai e a entidade, neste caso, a Assembléia, e todos os três têm o direito de convidar. É um constrangimento diplomático não convidar um dos principais investidores do mundo ", disse Handal.
Ele acrescentou que a atitude de Bukele reflete a maneira como ele governa que ele vai exercer.
" Recebo com grande responsabilidade e alegria esta nomeação do Presidente eleito @nayibbukele. Estou comprometido com a transformação de El Salvador. Nós formaremos uma nova era política externa para o nosso país. "
" Estou pronto @CancillerAleHT para trabalhar com você da Comissão de relações exteriores. Felicito-o @nayibbukele por designar uma mulher para uma posição tão importante. "
Copyright grupo de diáriosAmérica-GDA/a imprensa gráfica/Salvador
CREDIT: CE Noticias Financieras Portuguese - CENFPT
CE Noticias Financieras Portuguese, Latin America - Distributed by ContentEngine LLC