Abstract

Atualmente, discute-se a necessidade da associaçao dos sensores de frequência adaptativa à Terapia de Ressincronizaçao Cardíaca (TRC) em pacientes habilitados para atividade física. A aplicaçao de sensores para proporcionar a adaptaçao da frequência cardíaca (FC) em pacientes com insuficiência cardíaca crônica (ICC) em TRC vem sendo amplamente estudada. A TRC tem sua aplicaçao bem estabelecida na literatura como alternativa terapêutica nao-medicamentosa na ICC. Nesse contexto, vem sendo ampliado o conhecimento sobre incompetência cronotrópica (ICr), definida como a inabilidade do coraçao em elevar a FC proporcionalmente ao aumento da demanda metabólica (Brubaker, 2011). Considerando o anteriormente exposto, impoe-se a necessidade do desenvolvimento de estudos com objetivo de explorar o uso de sensores para o manejo da incompetência cronotrópica na TRC e que se preocupem em minimizar as variáveis analíticas de confusao.

Details

Title
O uso da frequência adaptativa na terapia de ressincronizaçao cardíaca: revisao literária
Author
Antonio da Silva Menezes Junior; Comerlatto, Gian Carlos; Luís Henrique Mendonça Lopes
Pages
134-145
Section
Original Article
Publication year
2012
Publication date
2012
Publisher
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) Depto de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
ISSN
19835558
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2525753670
Copyright
© 2012. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.