Content area
Esta dissertação tem por objetivo a criação de uma revista dedicada à cultura imaterial portuguesa. A pertinência do tema justifica-se tanto pela natureza e importância dos conteúdos como pela necessidade de uma publicação deste tipo concebida como projeto editorial com um design gráfico coerente.
A investigação centra-se na conceção do projeto gráfico, assente num programa editorial previamente definido e numa fundamentação e contextualização como revista cultural destinada a abordar a cultura imaterial portuguesa, tanto nos aspetos ligados ao património como à criação contemporânea. Partindo do estado da arte, foi também de máxima importância realizar um contextualização acerca deste tipo de publicações periódicas, assim como da cultura imaterial e do design editorial. Observámos, ainda, exemplos de referência, constituídos por algumas das revistas mais marcantes a nível conceptual, cultural e artístico, o que nos permitiu enquadrar o nosso projeto.
Aplicámos um questionário exploratório, de modo a validar a pertinência do projeto. Com este processo conseguimos ainda comprovar qual o público interessado nesta temática, qual o seu conhecimento atual acerca da matéria, quais os conteúdos mais aliciantes e qual a importância da sua divulgação a nível editorial.
Construímos o projeto editorial da revista Moldura (título, programa, estrutura temática, dimensão, periodicidade, suporte editorial, públicos) e desenvolvemos o projeto gráfico. Sujeitámos o projeto à avaliação de peritos na área do design e da cultura imaterial.
Com esta investigação e conceção do projeto gráfico demonstramos a importância do design no conhecimento, salvaguarda e divulgação dos saberes, costumes, tradições, música e outras expressões da cultura imaterial portuguesa.