Content area
O trabalho apresentado foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), e insere-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, procurando assumir-se como uma reflexão sobre o percurso do “ser professor”.
Este Relatório divide-se em duas partes, na primeira parte apresentar-se-à uma Investigação acerca da Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem, onde serão explanadas concepções relativas à importância desta temática. Para confirmar ou infirmar estas concepções, ou detectar erros nas mesmas, foram aplicados questionários a 100 alunos, com idades compreendidas entre 7 e 15 anos, que frequentavam o 3.º, 5.º e 6.º ano de escolaridade, ou seja, estes questionários foram aplicados às turmas, com as quais trabalhei durante a minha Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo 2010/2011. Foi aplicado também um questionário aos professores cooperantes destas mesmas turmas. Algumas das conclusões retiradas, também foram avaliadas depois de ter aplicado o Jogo ou o Lúdico,em momentos de aula. A avaliação dos resultados dos questionários revelou que os alunos, gostam de aulas, onde o Jogo é usado. Relativamente aos questionários aplicados aos professores cooperantes, estes têm consciência de que os alunos precisam de aulas que os motivem, mas este tipo de aulas, onde o Jogo/Lúdico são aplicados “roubam” muito tempo quando há um programa para cumprir.
Na segunda parte deste Relatório Final serão apresentadas as Experiências de Ensino - Aprendizagem que se realizaram ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Nesta parte do Relatório far-se-á a reflexão de aulas/momentos de aula que foram considerados importantes, com vista a poder analisá-los, falar sobre as dificuldades sentidas e avaliar sobre métodos e estratégias utilizados. Esta reflexão é feita, porque consideramos que é importante que o professor, cada vez mais, reflicta sobre os seus procedimentos, que progressivamente seja um professor mais auto-crítico e reflexivo; um professor motivador e adepto de estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para os alunos.