Full text

Turn on search term navigation

© 2013. This work is published under http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.

Abstract

A exatidão teórica, um antídoto contra o mau uso da psicanálise, é um dos instrumentos necessários à transmissão da herança que recebemos de Freud. Razão pela qual ele nos chama atenção para o fato de que "Para introduzir o narcisismo" (Freud, 1914/1986) está situado, nas obras completas de Freud, entre dois textos inscritos sob a rubrica de escritos técnicos - "Rememoração, repetição e elaboração" e "Amor de transferência". Dessa vez, Nicéas (2013), sem abandonar a exatidão cirúrgica com que extrai do texto freudiano as noções que acreditamos conhecer, nos reserva uma surpresa: as representações energéticas que tecem a nova trama conceitual, na qual Freud afirma a "erogeneidade" como propriedade de qualquer órgão, é o que permite ao analista falar de aumento ou diminuição desse fenômeno em uma parte determinada do corpo. Diferentemente dos psiquiatras que consultou, como nos faz lembrar Nicéas (2013), Freud deduz a existência do narcisismo como primária, isto é, a vida amorosa do sujeito tem início a partir do ponto mítico do investimento dos pais em "sua majestade, o bebê". Não há muito espaço nesta resenha para nos determos nesse ponto do texto freudiano muito bem apresentado pelo autor, ao mesmo tempo que oferece um testemunho, mais uma vez, de ser dono de um invejável conhecimento da obra de Freud. Conhecimento esse que lhe permite articular alguns textos freudianos para finalmente mostrar que a questão da formação do eu formulada em 1914, em sua relação

Details

Title
Narcisismo: o amor freudiano
Author
Betty Bernardo Fuks
Pages
489-496
Section
Resenhas
Publication year
2013
Publication date
Dec 2013
Publisher
Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, Revista Tempo Psicanalítico
ISSN
01014838
e-ISSN
23166576
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2688607570
Copyright
© 2013. This work is published under http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.