Content area
Ao longo dos anos, influenciado pela concorrência sentida, o sector do retalho tem crescido não só ao nível de parque de lojas, mas também no sentido do aumento da “exigência” do consumidor. O apoio das novas tecnologias e metodologias permitem que haja uma melhor gestão de informação possibilitando assim o crescimento e sucesso. Segundo Einstein, o tempo é relativo, no entanto é também crucial para que a produtividade das empresas seja notória. Numa empresa que aposta na evolução permanente, na satisfação do cliente e no contacto com este, poderá através de uma estrutura de dados desenvolvida, analisar dados acionáveis do utente do programa de fidelização face ao seu comportamento registado.
A finalidade deste projeto passa por dar apoio à empresa de retalho na eficácia da utilização dos dados recolhidos do cliente portador do programa de fidelização realizando futuramente análises dos indicadores calculados desde segmentações até valores em vendas, viabilizando assim o apoio à tomada de decisão sustentada em momentos decisivos de satisfação deste.
A metodologia utilizada no desenvolvimento da estrutura de dados consiste em analisar os processos anteriormente desenvolvidos e desta forma responder à identificação de necessidades ou requisitos das várias equipas envolvidas na gestão do programa de fidelização. Necessidades essas, algumas anteriormente calculadas para um período definido, outras semelhantes mas com um período diferente de cálculo e outras em forma de sugestão para novas ações promocionais e análises de dados. Em todo o percurso foram aprofundados conhecimentos, em particular a nível de sistemas de informação e as suas relações, foi definida a estratégia de intervenção e levantamento de necessidades, selecionados os indicadores relevantes para as várias áreas de decisão da empresa como o departamento de marketing, programa de fidelização, equipas digitais, bem como áreas de análise comercial e operacional, posteriormente foi planeado o desenvolvimento da estrutura e iniciou-se a elaboração do protótipo da ferramenta cuja necessidade identificada.
Com a criação desta ferramenta este estudo demonstra que o tempo despendido para as ações promocionais e para futuras análises diminuiu, tanto no cálculo das métricas como no tratamento dos dados para futuras ações, análises e decisões promocionais integrando diversas necessidades que são regularmente solicitadas possibilitando assim análises mais detalhadas e objetivas. No entanto apenas foram desenvolvidos alguns dos indicadores tendo em conta dois fatores inicialmente definidos: o facto do período determinado para a realização da dissertação ser curto para a finalização do projeto e o facto de alguns desses indicadores se apresentarem como novos indicadores sugeridos, o que necessitam de ser discutidos a nível de termos e critérios internos da empresa. Todavia, por se mostrar um projeto ambicioso e de grande utilidade para a empresa, futuramente os indicadores não produzidos serão calculados dando assim continuidade e culminação do projeto.