Content area
Um aproximante de Padé, de uma função real de variável real, é uma função racional em que a sua série de Maclaurin coincide o mais longe possível com a série de Maclaurin da função dada. A propriedade dos aproximantes de Padé serem funções racionais confere-lhes a capacidade de conseguirem, por exemplo, somar séries truncadas ou capturar singularidades de funções, constituindo, portanto, uma peça fundamental para este tipo de estudos. O cálculo de aproximantes de Padé pode ser efetuado via métodos diretos ou métodos recursivos.
O objetivo desta tese é comparar o método direto com o método recursivo de Baker, para calcular um aproximante de Padé ambos em precisão finita. Para confrontar estas duas abordagens, recorre-se ao cálculo do aproximante de Padé em precisão infinita, permitindo, assim, comparar os dois métodos direto/recursivo. Neste estudo, optou-se pela linguagem Python 3.7 e a livraria sympy para o cálculo formal.
Para três séries, construímos os correspondentes aproximantes de Padé, usando cálculo analítico e precisão aritmética finita. Evidências numéricas, baseadas na análise de alguns milhares de aproximantes de Padé, testemunham que a escolha do método depende da classe de funções, do grau dos aproximantes e dos pontos de colocação em estudo.