Content area
O presente trabalho pretende lançar um olhar crítico sobre a temática da revitalização urbana, conceito muito comum na actualidade, com o crescente aumento de áreas urbanas degradadas, que se tornam impactantes no território. Esta análise terá as áreas industriais desactivadas como foco e como a reabilitação destas pode trazer dinamismo e novas vivências a uma zona aparentemente esquecida. O documento divide-se em três grupos de aprofundamento de matérias.
Um primeiro, onde será reconhecida e analisada a importância das revitalizações urbanas, no âmbito das áreas industriais desactivadas, colocando em evidência alguns exemplos de intervenções, nesse sentido.
O segundo grupo trata a investigação sobre a tipologia “nave” industrial, desde o surgimento desta como elemento arquitectónico, até à actual e frequente reconversão destes edifícios. A proposta projectual apresentada no final deste trabalho debruçar-se-á sobre um vazio urbano, onde será aplicada esta tipologia como elemento de articulação entre este vazio e a envolvente, de vertente industrial.
Assim, a última parte realiza um enquadramento programático, o coworking, uma vez que será este o principal uso implantado na proposta de projecto, investigando assim o impacto deste conceito, quando aplicado em áreas urbanas de grande degradação, como é o caso de Marvila-Velha Norte.