Content area
Na actual era digital, o e-commerce e e-business são já uma realidade para uma grande parte das organizações. Um factor crítico de sucesso em e-bussiness é a confiança que o cliente deposita no fornecedor, fidelizando-o para futuras novas compras. Uma forma de mostrar aos clientes que o fornecedor utiliza um conjunto de boas práticas é através da utilização de algum tipo de certificação. Uma certificação é um reconhecimento por uma entidade certificadora externa e independente do cumprimento pela organização de um conjunto de regras definidos numa norma ou especificação técnica. Em e-business, uma organização certificada inclui no seu portal o logótipo da certificação. VeriSign, BBB - Better Business Bureaus, TRUSTe, WebTrust, Trusted Shops, BuySafe e QWEB são alguns exemplos de sistemas de certificação online.
A Especificação QWEB, propriedade da International Certification Network (IQNet), define um conjunto de regras e boas práticas para a certificação de actividades de e-commerce e e-business. A última versão da Especificação QWEB (versão 2.0) data de 1 de Janeiro de 2005.
Com o presente trabalho pretendeu-se construir uma proposta de melhoria para a Especificação QWEB que incorporasse novas perspectivas dos diversos agentes envolvidos, tais como: Entidades Certificadoras, Auditores, Entidades Certificadas e QWEB Coaches.
Tendo por base a revisão bibliográfica começou por se compilar os aspectos identificados como os mais valorizados pelos utilizadores num website. Também foram identificados os diversos sistemas e referenciais existentes aplicáveis ao e-commerce e e-business, evidenciando as principais características de cada um e comparando-os com a Especificação QWEB. Foram ainda entrevistados alguns especialistas, incluindo auditores e entidades certificadoras. A informação recolhida permitiu definir um conjunto de eventuais melhorias à actual Especificação QWEB e desenvolver um questionário que seria enviado às entidades detentoras de Certificação QWEB. Uma primeira versão foi testada numa empresa portuguesa e com as opiniões recolhidas foi implementado o questionário final em três idiomas distintos: português, italiano e inglês. A versão final incorporava 45 questões agrupadas nas seguintes 4 secções: marca de certificação QWEB, gestão estratégica, apoio a clientes e portal/site. A taxa de resposta foi de 21,8%.
As análises qualitativas e quantitativas efectuadas aos dados das respostas, permitiram desenvolver um conjunto de sugestões de alteração e melhoria à actual versão da Especificação QWEB.