Content area
A temática dos Exchange-Traded Funds (ETF) tem vindo a registar, desde o lançamento do SPDR em 1993, um crescimento elevado, sendo hoje já um instrumento financeiro bastante utilizado. A presente dissertação tem por objetivo estudar o desempenho e tracking error de ETFs internacionais transacionados no mercado americano, cujo objetivo seja a replicação de um índice bolsista internacional. O estudo empírico passa assim por avaliar o desempenho dos 37 ETFs selecionados, analisar a persistência do desempenho ao longo do período em análise (2010-2012), calcular o tracking error e sua persistência ao longo do tempo, assim como, analisar as variáveis que contribuem para o mesmo.
No que diz respeito à análise de desempenho é aplicado um conjunto de medidas de desempenho, nomeadamente o rácio de Sharpe (1966), a medida de Treynor (1965), o rácio de Sortino (Sortino & Price, 1994), a medida de Jensen (1968) e o alfa com base no modelo de três fatores de Fama & French (1993, 1996). São efetuadas regressões cross-sectional para a análise da persistência do desempenho e tracking error, bem como para o estudo dos seus determinantes.
Usando as medidas de avaliação de desempenho enunciadas verifica-se, de um modo geral, que a maioria dos ETFs apresenta um desempenho inferior ao seu benchmark. Relativamente à medida de Jensen (1968), são encontrados alfas negativos e estatisticamente significativos em contexto de dados mensais. Com a aplicação do modelo de três fatores de Fama & French (1993, 1996) encontram-se alfas estatisticamente significativos para os dados mensais e coeficientes de beta de mercado e do fator dimensão estatisticamente significativos, tanto para dados diários como mensais. É encontrada apenas evidência de persistência de desempenho no contexto da utilização dos alfas de Jensen e uma reversão sistémica utilizando a rendibilidade bruta e a rendibilidade do ETF subtraída da rendibilidade do benchmark. Os ETFs analisados apresentam todos tracking errors estatisticamente diferentes de zero e com uma clara evidência de persistência ao longo do tempo. No que diz respeito aos seus determinantes, é encontrada evidência da influência das comissões e da volatilidade no tracking error dos ETFs.