Content area
A arquitetura do período do Movimento Moderno é parte crucial do nosso património, não só arquitetónico, mas também do património intelectual, sendo um testemunho de novas formas de conceber, de pensar e de viver, das inovações tecnológicas que a arquitetura integra naquele período e que ainda se repercutem na atualidade.
Apesar destes edifícios serem relativamente recentes, apresentam hoje problemas e desajustes, existindo a necessidade de intervenção.
Como meio de se formar uma abordagem crítica e consciente na intervenção sobre edifícios de valor patrimonial e arquitetónico, é analisada a evolução do campo da intervenção e questionada a sua possível especificidade no âmbito da arquitetura do Movimento Moderno.
O Edifício Parnaso é escolhido como objeto de estudo deste trabalho, devido ao seu reconhecido valor no campo da arquitetura e urbanismo, e como exemplar representativo da arquitetura do período do Movimento Moderno em Portugal.
Começando pelo estudo do objeto, pretende-se chegar aos critérios de intervenção a ter em conta e a metodologia para uma intervenção adequada, de forma a respeitar a autenticidade do edifício.