Antecedentes: A alimentação por fluência é oferecida aos leitões para introduzir alimentos sólidos e fornecer nutrientes extras no final da lactação. No entanto, o efeito ainda é inconsistente e há poucas informações sobre o efeito da complexidade da dieta de fluência no desempenho dos leitões. Objetivo: Dois experimentos foram conduzidos para avaliar o efeito da alimentação por fluência e a complexidade da dieta no desempenho do crescimento de porcos em aleitamento e desmame. Métodos: Em Exp. 1, oito ninhadas (média de 19,9 ± 1,1 d de idade; peso inicial do leitão: 6,74 ± 1,2 kg) foram distribuídos em 2 tratamentos com base na raça, tamanho e peso da ninhada, da seguinte forma: ausência de ração (n=3) e ração por creep (n=5; oferecido por 8 dias antes do desmame). No desmame (d 28 anos de idade), os porcos foram divididos em 3 tratamentos (6 porcos/caneta, 3 repetições; peso corporal inicial: 9,66 ± 0,34 kg) balanceados com gênero, peso corporal e raça, como a seguir: comedores de ração, creep feed não comedores, e creep feed. Em Exp. 2, foram oferecidos dois tipos diferentes de ração para leitões (peso inicial dos leitões: 3,79 ± 0,55 kg) em sete ninhadas de 12 anos de idade (média 12,0 ± 1,3 dias) até o desmame (25 anos). Os tratamentos foram: HCF (n=4): dieta de fluência de alta complexidade contendo 3% de farinha de peixe, 2,4% de farinha de sangue e 15% de soro de leite; e 2) LCF (n=3): dieta de fluência de baixa complexidade sem esses ingredientes. No desmame, apenas os porcos comedores foram divididos em 2 tratamentos (6 porcos/caneta, 3 repetições; peso corporal inicial: 7,53 ± 0,97 kg) balanceados com gênero, raça e peso corporal da seguinte forma: comedores de HCF e comedores de LCF. Em ambos os experimentos, a alimentação fluida foi misturada com 1% de Cr2O3 para medir a cor fecal para categorização de comedor/ não comedor e os porcos foram alimentados com uma dieta comum durante 21 dias. Resultados: Nos dois experimentos, não houve diferenças no peso ao desmame dos leitões e no desempenho geral do crescimento do viveiro entre os tratamentos. Em Exp. 2, o consumo de ração por creep e a porcentagem de comedores por ninhada não foram diferentes entre os tratamentos de HCF e LCF, enquanto os comedores de HCF tenderam a ter um maior ganho médio diário (p=0,08) e uma taxa de ganho para alimentação (p=0,09) do que os comedores de LCF durante d 7-14 pós-desmame. Conclusão: A alimentação por fluência não afetou o crescimento geral de leitões nas fases de amamentação e viveiro, mas a complexidade da dieta pode afetar o crescimento de leitões na fase inicial do viveiro.
Antecedentes: El alimento de pre-iniciación se ofrece a los lechones lactantes para introducir la alimentación sólida y proporcionar nutrientes adicionales durante la lactancia tardía. Sin embargo, sus efectos son inconsistentes y hay poca información sobre el efecto de la complejidad de la dieta de pre-iniciación sobre el rendimiento de los cerdos. Objetivo: Se realizaron dos experimentos para evaluar el efecto del suministro de pre-iniciador y la complejidad del mismo sobre el crecimiento de lechones y cerdos destetados. Métodos: En el Exp. 1, ocho camadas (promedio 19,9 ± 1.1 d de edad; peso inicial: 6,74 ± 1,2 kg) se asignaron a dos tratamientos con base en raza, tamaño de camada, y peso, de la siguiente manera: sin suministro (n=3) y con suministro de pre-iniciador (n = 5; ofrecido durante 8 días antes del destete). Al destete (d 28 de edad) los cerdos se dividieron en 3 tratamientos (6 cerdos/corral y 3 réplicas; peso inicial: 9,66 ± 0,34 kg) balanceados por género, peso y raza, de la siguiente manera: consumidores de pre-iniciador, no consumidores de pre-iniciación, y sin suministro de pre-iniciación. En el Exp. 2 se ofrecieron dos tipos diferentes de pre-iniciador a los cerditos lactantes (peso inicial del lechón: 3,79 ± 0,55 kg) en siete camadas desde el día 12 de edad (promedio 12,0 ± 1,3 días de edad) hasta el destete (día 25 de edad). Los tratamientos fueron: HCF (n=4): dieta de pre-iniciación de alta complejidad conteniendo 3% de harina de pescado, 2,4% de harina de sangre y 15% de suero de leche; y 2) LCF (n=3): dieta de pre-iniciación de baja complejidad, sin esos ingredientes. Al destete, solo los cerdos que consumieron pre-iniciador se dividieron en 2 tratamientos (6 cerdos/corral, 3 repeticiones; peso corporal inicial: 7,53 ± 0,97 kg) balanceados por género, raza y peso, de la siguiente manera: consumidores de HCF o de LCF. En ambos experimentos el pre-iniciador se mezcló con Cr2O3 al 1% para medir el color fecal y categorizar los consumidores/ no consumidores, y los cerdos se alimentaron con una dieta común de iniciación durante 21 días. Resultados: En ambos experimentos no hubo diferencias en el peso al destete de los lechones y el rendimiento general de crecimiento en re-cría entre tratamientos. En el Exp. 2, la ingesta de pre-iniciador y el porcentaje de cerdos consumidores por camada no fueron diferentes entre los HCF y LCF, mientras que los consumidores de HCF tendieron a tener mayor ganancia diaria (p=0,08) y mayor relación ganancia/alimento (p=0,09) que los consumidores de LCF durante los días 7-14 pos-destete. Conclusión: el pre-iniciador no afecta el crecimiento general de los lechones en las fases de lactancia y re-cría, pero la complejidad de la dieta podría afectar el crecimiento de los cerditos al inicio de la re-cría.
Title
The effect of creep feed and diet complexity on growth performance in suckling and weaned pigs
Author
Isensee, Paige K; Albers, Sarah E; Wichman, Lindsey G; Thoma, Autumn L; Jang, Young D
Section
Original research articles
Publication date
Jul-Sep 2020
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
English
ProQuest document ID
2797176081
Back to top5SpWXQ2eX5OwuioojuYmjQ==:dnKYh3mFj+CeSxErl64HBaxZ548t0PiSS2UCwIaT8rgLQt1Ytvd/VZkUylzX+mMqZDfhht4I8stBplg++jktXsh/3ClUVpHx9ND7usyy2t8Oqd+WvpdpklawLoB+f30DhVClEVZw0jlm7ujCMdes8h9dPsfkKt0eK+S3XxvqoWSOJCM8g1UEL6zm5a+TmZRwEVrT2XmIEjaeqru2j2UqH02Rq6FDqN4Yf3sCdWrYnZsbVCtCCQPOWSlhlKCR/2iaMmz6u/U3uOuIh0dVXx43r6nEahhVDSuj1aO2jOmnliT7okNk1f1M7VnN/02ChuoYyLtd7VdZRWlCVxKb2Fso2Cwbry3vGDnnuLXZCJ2JU9rf9fb1eHZWqFX0Hj+pFy/dYlkAeaBIUzH6f88eqmDcRQ==