Content area
O presente trabalho descreve o desenvolvimento e validação de um método analítico para análise de conteúdo de substância activa em comprimidos revestidos de Blue025 (formulação final a ser comercializada).
O método foi desenvolvido tomando como ponto de partida as condições definidas pelo fabricante da substância activa, sendo que a melhor separação de todos os componentes da amostra foi conseguida com uma coluna Zorbax SB-Phenyl, 3.5μm, 150 x 4.6mm e recorrendo a um programa de gradiente de duas fases móveis, com um fluxo constante e igual a 1.0 ml/min.
A validação do método foi realizada de acordo com as diretrizes ICH. Foram realizados testes de filtração, seletividade, linearidade, rigor, precisão, robustez e estabilidade. Após os testes de filtração verificou-se que para a preparação das amostras deve ser utilizada a centrifugação a 4000rpm durante 10min. Não foi observada interferência de qualquer constituinte da amostra na análise de Blue025, pelo que ficou demonstrado tratar-se de um método seletivo. O método apresenta uma resposta linear para uma gama de concentrações de 60% a 140% (100% <=> concentração de Blue025 de 0.2mg/ml), tanto para as soluções padrão como para as amostras de fórmula reconstituída. Os testes de rigor demonstraram que o método é rigoroso e através da avaliação da precisão do sistema verificou-se que o sistema cromatográfico usado para a análise é preciso na aplicação do método analítico. Tanto as soluções padrão como as amostras apresentaram uma estabilidade de pelo menos 48h nas condições ambiente. O método demonstrou ser robusto para volumes de injeção de 5μL e 15μL, para fluxos de 0.8ml/min. e para temperaturas da coluna de 36ºC e 44ºC. Neste sentido, o método definido para avaliação do conteúdo de substância ativa em comprimidos revestidos de Blue025 está adequado para a finalidade a que foi proposto, e portanto é válido para a referida análise.