Content area
Esta dissertação baseia-se numa investigação, cujos objetivos gerais são a análise dos tipos de formação aplicados e averiguar se as funções dos profissionais respondem às necessidades dos clientes de cuidados continuados.
Foi realizado um estudo quantitativo de cariz não experimental, descritivo, transversal e correlacional, com recurso a dois questionários, um aos funcionários e outro aos clientes. Neles participaram 27 clientes, maioritariamente do sexo feminino (59,3%) com média de 68,58 anos de idade (DP= 12,09), e 50 funcionários também com um predomínio do sexo feminino (88%) com média de 34,39 anos de idade (DP=10,43).
Entre os principais resultados alcançados podemos mencionar que os clientes estão satisfeitos com os serviços prestados, pela instituição em estudo, e os funcionários dão a devida importância à gestão de recursos humanos. Assim, encontramos algumas potencialidades da gestão de recursos humanos como funcionários autónomos, formação contínua nos cuidados continuados, respostas adequadas às necessidades entre outras. Por outro lado, temos debilidades como falta de divulgação do manual de funções, dificuldade no preenchimento de registos e burocracia, falta de equipamentos que ajudem na transferência dos clientes entre outros.