Content area
Atualmente é de grande importância uma gestão eficiente de todos os recursos indispensáveis para o quotidiano da sociedade. Nesse contexto, tem de ser dada especial atenção à forma como são utilizados os recursos energéticos, de modo a diminuir a pegada energética da sociedade, sendo necessário aplicar políticas de eficiência energética.
Ao longo desta dissertação, são estudadas medidas possíveis de ser aplicadas num edifício escolar, de forma a otimizar a eficiência energética deste mesmo estabelecimento de ensino. A escola em estudo é a Escola Secundária de Águas Santas e o foco do estudo incide na otimização do tarifário de eletricidade, na otimização dos sistemas de iluminação e sistema AVAC, na qualidade de energia e ainda no estudo de uma possível instalação de um sistema fotovoltaico na escola.
No estudo tarifário é feito o levantamento dos valores faturados mensalmente no ano 2016, de forma a obter os custos associados aos consumos de energia elétrica e feito um estudo comparativo com outros possíveis tarifários fornecidos por várias empresas concorrentes de forma a obter a opção mais vantajosa.
De forma a analisar as condições de iluminação atuais da escola, é feita uma avaliação no local dos equipamentos de iluminação instalados atualmente e respetivos valores luminotécnicos através de um luxímetro e ainda um estudo através do Dialux, de forma a desenvolver medidas possíveis de serem implementadas, tendo em vista reduzir o consumo de energia elétrica sem que para isso ocorra uma perda de qualidade de serviço.
Através de um analisador de rede foi possível analisar a qualidade de energia e obter possíveis medidas, de modo a melhorar esta mesma qualidade de energia.
Procedeu-se ainda ao levantamento de todos os sistemas AVAC e as suas condições atuais de funcionamento.
Por último foi estudada uma possível implementação de um sistema fotovoltaico de modo a aliviar a necessidade de energia elétrica consumida a partir da rede elétrica.