Content area
O trabalho de investigação centrou-se na análise de brinquedos existentes no mercado, que são dirigidos para todas as crianças, e até que ponto estes podem ser utilizados pelas crianças autistas tendo em conta as suas particularidades.
O objetivo central desta dissertação foca-se no estudo e análise de brinquedos que permitem às crianças autistas de idades pré-escolares brincarem, adquirirem e desenvolverem competências de acordo com os défices que apresentam em diversas áreas. O estudo dos brinquedos incide sobre uma análise formal e qualitativa de brinquedos, tendo em conta os princípios do designinclusivo, os conceitos de cor, forma e textura e ainda relativos à estimulação sensorial.
As opções metodológicas incluíram pesquisa bibliográfica, recurso a entrevistas semiestruturadas a diversos profissionais, nomeadamente terapeutas, o assistir de sessões de terapia ocupacional e a análise formal de brinquedos.
A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo a fundamentação dos objetivos e de conceitos abordados, assim como conhecer as necessidades e particularidades das crianças com autismo, perceber quais os métodos e terapias utilizadas para conseguir promover o seu desenvolvimento sobretudo a nível da comunicação, comportamento e socialização e o papel do brinquedo, tanto no tratamento do autismo como ferramenta lúdica essencial ao desenvolvimento da criança.
A utilização de entrevistas semiestruturadas aos profissionais que trabalham na Fundação AMA, em Viana do Castelo, assim como o assistir de sessões de terapia realizadas pela instituição a crianças com autismo em idade pré-escolar permitiu não só validar a informação recolhida durante o processo da pesquisa bibliográfica mas também complementar essa informação e conhecer outros aspetos que até então eram desconhecidos ou que ainda não haviam sido postos em causa. Permitiu ainda ver de forma direta o papel de cada profissional no diagnóstico e tratamento do autismo, quais os brinquedos utilizados de acordo com as especificidades das crianças e a área pretendida desenvolver em determinada terapia ou atividade e a interação entre a criança, o brinquedo e o profissional (terapeuta, professor, etc.).
A análise dos brinquedos resultou de todo um processo de informação recolhida ao longo do desenvolvimento do trabalho, isto é, foram essenciais as noções de design inclusivo e dos elementos visuais de design- cor, forma e textura –, competências ou objetivos do produto e de estimulação sensorial. Todo o processo investigativo desenvolvido resultou na identificação de algumas diretrizes ou aspetos que devem ser considerados pelos designersna criação de brinquedos inclusivos, que se adequem melhor às necessidades das crianças com autismo.