Content area
Para que as interfaces de sistemas críticos possuam um nível de qualidade que permita o seu uso em segurança, devem passar por um processo rigoroso de análise. A verificação formal de interfaces é uma das formas de realizar essa análise. Para tal, é importante que os desenvolvedores dessas interfaces consigam editar e criar os modelos que acharem mais adequados para as suas interfaces. Tanto os desenvolvedores mais experientes como os menos experientes. A Ivy Workbench é uma ferramenta que permite descrever o funcionamento das interfaces e verificar propriedades sobre o seu comportamento, de forma a identificar potenciais problemas na interação. Deste modo, fornece informação relevante para os desenvolvedores que utilizem o Ivy, para que se possa melhorar o software sem ter de necessariamente passar por um processo de teste manual longo e exaustivo.
O atual editor do Ivy é difícil de manter e não fornece ajuda suficiente nem guia novos utilizadores adequadamente. Por isso, é necessário que haja uma melhor forma de editar os modelos na linguagem Model Action Logic (MAL), a linguagem de programação da Ivy Workbench. O objetivo desta dissertação é construir uma solução que permita que todos os tipos de desenvolvedores consigam construir os seus modelos através de orientações do próprio editor. É bastante desafiante desenvolver uma solução deste gênero, que permita alcançar o nível de apoio pretendido, dado que precisamos de ter em conta com o que é que os utilizadores estão mais confortáveis e quais as ferramentas que usam com maior regularidade, para que seja possível desenvolver uma solução o mais abrangente possível.
Para que se concretize o principal objetivo, enquanto também se alcança o máximo número de utilizadores, optou-se por desenvolver uma extensão de VS Code. Trata-se do editor de código mais utilizado e fornece várias ferramentas para desenvolvedores de extensões, assim como uma vasta documentação. É possível tirar partido das funcionalidades que esta ferramenta já apresenta, típicas de um Integrated Development Environment (IDE) comum, que nos permitem criar novas formas para os utilizadores da Ivy escreverem modelos MAL, e fazendo isso, aumentar a sua produtividade.
Depois da extensão estar concluída, é expectável que esta solução seja mais fácil de manter no futuro, e mais utilizadores achem esta nova solução menos complexa para trabalhar, levando a que estes se sintam mais satisfeitos a utilizar a ferramenta e a própria linguagem, ajudando assim o crescimento da utilização da Ivy Workbench assim como da qualidade do software.