Content area
Introdução:As doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte em todo o mundo. Têm consequências sociais e económicas desastrosas, sobretudo nos países de baixos rendimentos. Os objetivos deste estudo foram estudar a extensão das DCNT e a adequação da qualidade da gestão dos factores de risco relacionados com as doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) em três regiões do Benim
Métodos:O estudo foi transversal, descritivo e analítico, em duas partes. A primeira parte inclui 4954 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos, seleccionados através de uma amostragem aleatória por conglomerados em três fases nas regiões de Mono, Couffo e Donga. A abordagem STEPS da OMS foi utilizada para recolher os dados e incluiu recolha de dados antropométricos. A regressão logística multivariada foi utilizada para identificar fatores associados à obesidade, hipertensão e diabetes mellitus. A segunda parte do estudo diz respeito aos estabelecimentos públicos de cuidados de saúde nas regiões estudadas. A qualidade da gestão da obesidade nas DCNT para as quais é um fator de risco foi documentada utilizando a ferramenta padronizada para avaliar a capacidade de gerir DCNT, operacionalizada para o nosso estudo.
Resultados:A prevalência de hipertensão arterial foi estimada em 27,9%, obesidade em 6,6% e hiperglicemia em 9,2%. Cerca de sete entre cada 100 pessoas consumiam tabaco e uma entre cada dez tinha um consumo nocivo de álcool. Quase dois décimos tinham um baixo nível de atividade física e nove décimos tinham um baixo consumo de frutas e produtos hortícolas. Em geral, o manejo da hipertensão arterial e da diabetes mellitus nas estruturas de atenção primária de saúde pesquisadas não foi o mais adequado. Não foi observado nenhum tratamento específico da obesidade.
Conclusão:Este estudo confirma fatores de risco para DCNT no Benim. Também mostra a baixa capacidade das estruturas de saúde no Benin para lidar com esses fatores e com essas doenças. É essencial tomar medidas para combater eficazmente este encargo crescente.