Content area
O presente relatório subdivide-se em duas partes: uma primeira parte que relata a experiência de estágio pedagógico; e uma segunda parte onde se apresenta uma investigação em Educação Matemática sobre o contributo do jogo no processo de aprendizagem em matemática.
A primeira parte caracteriza-se pela descrição do ano de estágio, apresentando em que moldes se deu a participação da estagiária na escola, pretendendo também apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica adotada nas aulas lecionadas.
Por sua vez, a segunda parte remete à investigação, que foi desenvolvida no seio de uma turma do 9.º ano de escolaridade. A contribuição do jogo para a aprendizagem dos alunos em matemática não é consensual, visando-se com a presente investigação clarificar:
1. De que forma o jogo contribui para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos visados;
2. De que forma a utilização de uma tarefa de exploração do jogo contribui para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos visados;
3. De que forma se constrói a aprendizagem através do jogo;
4. Quais as diferenças entre a contribuição do jogo para alunos com desempenhos escolares diferentes.
As conclusões da presente investigação sugerem que o jogo permite que os alunos recordem conteúdos, e que a utilização de uma tarefa de exploração permite o seu aprofundamento. Para além disso, conclui-se também que o jogo potencia momentos de partilha entre alunos, sendo esses momentos os principais responsáveis pela construção de aprendizagem. O grau de conhecimento dos alunos mostrou ter influência na correção das aprendizagens adquiridas, sendo que alunos com conhecimentos deficitários revelaram incorreções nas mesmas.