Content area
Nos dias de hoje o mercado industrial está muito competitivo, o que tem impulsionado as empresas a procurarem novas soluções para o desenvolvimento dos seus negócios. Essa busca por alternativas, em conjunto com a galopante evolução da tecnologia, culminou com a implementação por parte de algumas empresas de elementos da nova indústria - a indústria 4.0.
O presente estudo, englobado no projeto Big Datada empresa de fabrico automóvel Volkswagen Autoeuropa, teve como objetivo otimizar uma base de dados existente na área de planeamento logístico, referente aos custos das peças dos automóveis.
Com essa finalidade, foram criadas rotinas que permitiram automatizar a entrada de informação mensalmente na base de dados, com o objetivo de criar uma estrutura organizada de fluxo de informação.
Com esse propósito, foi criado um modelo de Extração Transformação Carregamento à informação de diversos sistemas de produção, com o uso de rotinas em Visual Basic na apli- cação Microsoft Office Excel.
Esta base de dados permitiu melhorar o processo da tomada de decisão, simular a en- trada de novas peças na produção e também comparar o rastreamento da informação real com a planeada. Este controlo de informação foi fundamental porque identificou as ineficiências e alertou os responsáveis do processo sobre as mesmas.
As conclusões deste estudo de caso apontaram melhorias significativas no tempo da criação da base de dados, que passou de 2 semanas para 20 minutos, o que permitiu uma enorme poupança de tempo e de custos.