Content area
O frango do campo (FC) é um frango diferenciado do frango industrial (FI), na medida em que a sua produção em regime extensivo implica a utilização de aves rústicas, que se afastam das características do FI por imposição da seleção genética desenvolvida nas últimas décadas.
O principal objetivo da inspeção sanitária em matadouro é assegurar o cumprimento legal do bem-estar e saúde animal e de higiene e segurança alimentar. Os resultados da inspeção ante e post mortemconstituem, adicionalmente, elementos fundamentais nos sistemas de vigilância que visam a mitigação de problemas associados ao bem-estar e saúde animal.
Com base nestes factos, o objetivo deste estudo foi acompanhar o processo de abate do frango do campo e avaliar as principais causas de rejeição total, bem como as percentagens de traumatismos, e onde estes ocorrem na cadeia de produção, percentagens de lesões cutâneas e dermatites das almofadas plantares (DAPs). Pretendeu-se ainda estudar os fatores/indicadores de risco dos parâmetros anteriores onde se incluiu o estudo da heterogeneidade de lote. Foi ainda um objetivo o cálculo do impacto económico dos traumatismos e lesões cutâneas.
Dos frangos chegados ao matadouro, 1,33% foram rejeitados post mortem. No presente estudo, a principal causa observada foi a celulite (25,3%). Verificou-se uma percentagem de rejeição total (RT) significativamente superior em lotes de machos do que de fêmeas (p matadouro, provavelmente associados à pendura das aves na linha de abate, tendo correspondido a uma perda económica de 360 a 841 euros mensais.
As lesões cutâneas ocorreram em 0,671% dos frangos analisados sendo que o principal local afetado foi a coxa, correspondendo a 74% das lesões cutâneas. Das lesões cutâneas, 95,9% eram celulites e as restantes, 4,1%, eram dermatites necróticas.
Com o presente trabalho, salienta-se a importância da avaliação continuada da relevância dos diferentes indicadores de bem-estar, salientando-se os traumatismo ante morteme a TMA como sendo um indicador importante no FC.