It appears you don't have support to open PDFs in this web browser. To view this file, Open with your PDF reader
Abstract
Objetivo:
mapear as produções científicas sobre a aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem voltada para a atenção à saúde de idosos.
Método:
revisão de escopo, baseada na metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute . Foram consultadas sete bases de dados eletrônicas. Quanto aos critérios de elegibilidade, consideraram-se: População - idosos; Conceito - aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman na prática de enfermagem; e Contexto da pesquisa - serviços de saúde.
Resultados:
14 estudos compuseram a amostra. Os dados foram analisados e sumarizados em duas categorias: implementação do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes hospitalares, institucionais e ambulatoriais e utilização do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes comunitário e domiciliar.
Conclusão:
A aplicação da abordagem de sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica, em diversos cenários de cuidado revelou-se promissora, ao considerar os idosos como indivíduos abrangentes e de múltiplas dimensões. Essa perspectiva demonstrou adaptabilidade e eficácia para atender às diversas necessidades dos idosos, resultando em uma melhoria em sua qualidade de vida na velhice.