Content area
A manutenção de edifícios é um sector de actividade ainda muito pouco desenvolvido em Portugal, sendo por isso de estrema importância proceder a uma mudança de mentalidades, alertando todos os intervenientes no processo construtivo, projectista, empreiteiro, proprietários, utilizadores e ate mesmo as câmaras municipais, para a necessidade de implementar urgentemente medidas de manutenção eficazes, evitando-se desta forma intervenções tardias e que conduzem a custos bastante mais elevados.
Tendo como objectivo contribuir para a mudança do cenário registado em Portugal no sector da manutenção de edifícios, esta dissertação desenvolve uma metodologia inovadora de manutenção para o mobiliário incorporado na construção. Para o efeito, procedeu-se a uma síntese do conhecimento sobre manutenção, para de seguida e agregando a informação técnica recolhida sobre mobiliário incorporado na construção, proceder à elaboração de um sistema de manutenção que incorpore cada um dos componentes desse mesmo sistema construtivo. Este não é mais do que uma base de dados onde toda a informação está contida, de forma a poder ser utilizada mais tarde na elaboração dos instrumentos de manutenção. Por fim, e como forma de avaliar a aplicabilidade prática da metodologia produzida, esta foi aplicada a um móvel de cozinha existente num edifício, sendo que, para este se produziram os instrumentos de manutenção necessários (manuais de manutenção, manuais de utilização, planos de manutenção, custos de manutenção).
A presente dissertação pretende ser mais um contributo para a mudança do cenário verificado actualmente nesta área, contribuindo para a sensibilização das vantagens que uma correcta política de manutenção pode produzir na durabilidade de um elemento.
Com a elaboração deste trabalho é possível destacar duas conclusões fundamentais:
• As medidas de inspecção, limpeza, pró-acção e correcção são as que adquirem maior importância durante a fase de utilização do elemento;
• As medidas de correcção e substituição são aquelas que adquirem maiores custos de manutenção ao longo da fase de utilização;