Content area
Ler é um processo complexo e a compreensão de um texto é uma habilidade, desenvolvida na escola e melhorada ao longo da vida, que envolve o processamento da informação a partir de estratégias cognitivas e metacognitivas. É nesta operação que o docente tem um papel fundamental: dotar o aluno de estratégias específicas que o auxiliem na compreensão de um qualquer texto.
O presente estudo apresenta uma reflexão acerca da leitura e do modo como a utilização das imagens sensoriais pode contribuir para uma melhor compreensão de um texto.
Neste relatório, descreve-se o trabalho realizado durante a prática pedadógica desenvolvida no Colégio St. Paul’s School, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira – Espanhol - no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
O principal objetivo do relatório foi trabalhar didaticamente a utilização da imagem sensorial como estratégia de compreensão da leitura em Português Língua Materna (doravante, PLM) e em Espanhol Língua Estrangeira (doravante, ELE) para dotar os alunos de uma melhor compreensão da leitura de acordo com os níveis de proficiência propostos pelos documentos “Aprendizagens Essenciais - articulação com o perfil dos alunos” do 7º ano - 3º ciclo do ensino básico, para o ensino de português e de espanhol.
O trabalho começa com uma contextualização socioeducativa do colégio e da turma onde lecionei e, numa segunda parte, elabora uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica supervisionada e elenca as atividades extracurriculares realizadas. Num terceiro ponto, reflete sobre a utilização das imagens sensoriais como estratégia de compreensão da leitura nas aulas de PLM e ELE, para posteriormente demonstrar, através da metodologia adotada e das didatizações elaboradas durante a prática letiva, como a estratégia foi implementada nas aulas.
As ponderações finais reportam-se à forma como a estratégia pode contribuir para uma maior compreensão da leitura, em PLM, e como é facilitadora da compreensão da leitura em ELE.