It appears you don't have support to open PDFs in this web browser. To view this file, Open with your PDF reader
Abstract
Objetivo Conhecer e analisar as práticas assistenciais desenvolvidas pela equipe multiprofissional de saúde em prol da mulher no climatério, bem como verificar o conheci- mento dos profissionais acerca dessa fase.
Método O instrumento utilizado foi entrevista semi estruturada. A amostra foi constituída por 15 profissionais de saúde, e a coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2013, em três ESF do município de Guanambi-BA e para analise de dados utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).
Resultados O estudo revelou uma prática assistencial curativista, reforçando o modelo biomédico cuja conduta terapêutica associava-se ao tratamento médico, visto por muitos profissionais como a solução para as mulheres que vivenciam essa fase e só são assistidas quando referem sintomas do climatério.
Conclusão Esse estudo poderá servir de base reflexiva para a realização de novas pesquisas no contexto da atenção primária à saúde com perspectivas de novas estratégias educacionais e de educação permanente destinada às mulheres, através de saberes individuais, coletivos, e capacitação dos profissionais de saúde, que atuam diretamente com esse público para se pensar em um momento na agenda da ESF focalizando na atenção à mulher climatérica.






