Content area
A presente dissertação tem por objetivo a elaboração de esboço de uma proposta de um plano de educação fiscal a ser implementado em Portugal.
O estudo é composto inicialmente pela explicação do conceito de educação fiscal e por uma abordagem sobre o papel que esta desempenha no percurso necessário para se atingir a cidadania fiscal. Posteriormente foi efetuado um levantamento, acompanhado de uma breve explicação, dos planos de educação fiscal que têm vindo a ser aplicados por todo o mundo.
Na persecução do nosso objetivo foi elaborada uma investigação, direcionada aos profissionais da área de contabilidade, por forma a compreender que temáticas e meios poderão ser utilizados num plano de educação fiscal.
Com efeito, assente na revisão da literatura e na opinião dos inquiridos, concluímos que um plano de educação fiscal deverá ser adaptado a cada faixa etária e em cada uma delas deverão ser abordadas diferentes temáticas ou com um nível de profundidade diferenciado. Por conseguinte, o nosso estudo apresenta um esboço de uma proposta de um plano de educação fiscal, para Portugal, dividindo-se esta entre cada ciclo do ensino básico (a partir do 2.º ciclo), ensino secundário e ensino superior. A nossa proposta prevê, também, um plano para a população em geral.