Content area
“Análise dos índices de conforto do Edifício Lino dos arquitetos Arménio Losa e Cassiano Barbosa. Bases para uma intervenção” é um trabalho de investigação que tem como principal tema a análise dos índices de conforto num edifício que sintetiza princípios e opções da arquitetura do Movimento Moderno no Porto diretamente relacionados com o bem-estar do Homem, projetado pelos arquitetos Arménio Losa e Cassiano Barbosa: o Edifício Lino de 1951.
A oportunidade de realizar medições “in situ” e simulações no Edifício Lino relativamente ao conforto térmico, acústico e lumínico surge da necessidade de perceber o processo de abandono e de deterioração de obras desta época. Tal como intervenções que as descaracterizam, devido às normas atuais de conforto que colocam em causa o seu valor arquitetónico. Contudo, através do desenho, dos sistemas construtivos aplicados, dispositivos inovadores (criados de acordo com o lugar e o clima), outras tecnologias e ainda em harmonia com as determinações de uma geração, é possível criar uma rotura com o passado e um léxico construtivo. Sendo deste modo capaz de impulsionar o conforto como principal objetivo, que perdura até aos dias de hoje.
A partir da análise das medições e simulações pretende-se caracterizar o atual estado do edifício de modo a perceber se todas as opções tomadas pelos arquitetos no projeto, resultam e se estão ainda de acordo com os atuais padrões de conforto, tendo em conta que este se encontra num estado de abandono e sem qualquer tipo de manutenção. A ideia chave passa assim pela inserção apenas do uso e das rotinas habituais que prolongam a duração das obras, de forma a que as possíveis necessidades de intervenção sejam mínimas mas otimizadas a partir dos dados recolhidos e interpretados.
A dissertação não pretende desenvolver uma solução final de intervenção, mas sim fornecer bases para uma intervenção integrada futura que parte do projeto inicial mas que alcancem os padrões de conforto atuais, no entanto a vertente do conforto adaptativo é a possibilidade que se enquadra com as pretensões, pois permite a adaptação das pessoas ao pré-existente mantendo o conforto.