Content area
O tema da Dissertação incide sobre a área disciplinar da gestão de projetos, com ênfase nas temáticas da “maturidade organizacional” na implementação das técnicas de gestão de projetos e na utilização da ferramenta de monitorização e controlo de projetos “Earned Value Management” (EVM). Com uma aplicação prática na empresa Critical Manufacturing, o objetivo principal da investigação consiste em avaliar e melhorar os procedimentos de gestão de projetos usados na empresa, utilizando a metodologia “Organizational Project Management Maturity Model” (OPM3) e a ferramenta EVM. Para isso, é feita uma análise detalhada das práticas atuais de gestão de projetos da empresa e propostas ações de melhoria em vários processos a par da implementação da ferramenta EVM.
O enquadramento teórico forneceu uma revisão da literatura abrangente sobre a evolução da gestão de projetos, destacando a mudança para metodologias ágeis e a importância de ferramentas de monitorização e controlo robustas como o EVM. A aplicação prática envolveu a avaliação da maturidade organizacional da Critical Manufacturing, propondo melhorias nos seus processos e implementando duas adaptações do EVM, ferramenta originalmente desenvolvida em contexto de abordagem preditiva à gestão projetos, também para abordagem ágil à gestão de projetos (AgileEVM). A adaptação proposta para as implementações do EVM foram enquadradas nas ferramentas de gestão de projetos em uso na empresa (Project Sheet), de forma a aproveitar a informação já produzida em diferentes sistemas de gestão de projetos.
As principais conclusões indicam que a aplicação do AgileEVM na empresa é viável, oferecendo vantagens significativas nos processos de monitorização e controlo de projetos. As métricas EVM personalizadas para a ferramenta Project Sheet também se revelaram eficazes no fornecimento de informações precisas sobre o desempenho financeiro e temporal dos projetos.
Este estudo destaca a relevância e a aplicabilidade destas abordagens na gestão de projetos moderna, sublinhando a necessidade de uma adaptação permanente à realidade organizacional. A perspetiva teórica e prática que esta investigação oferece é crucial para melhorar a gestão de projetos nas empresas.