Content area
O mercado atual apresenta diversas soluções quando se pretende selecionar o material com melhor enquadramento de especificações para uma aplicação concreta e o conhecimento das vantagens e das desvantagens de cada opção é um fator diferenciador fundamental. Esse conhecimento permite uma escolha mais informada e estratégica, impactando diretamente na eficiência, sustentabilidade e custo-benefício em diferentes projetos. Sendo assim, uma análise minuciosa das propriedades dos materiais, como resistência à corrosão, durabilidade, resistência mecânica, impacto ambiental e facilidade de manutenção, é essencial para assegurar que a seleção atenda não apenas às necessidades imediatas, mas, também, às exigências a longo prazo.
Esta investigação é direcionada ao estudo e análise do comportamento dos aços inoxidáveis austeníticos, em específico o AISI 304 e o AISI 316, em ambiente salino, sendo este fator crítico para aplicações em zonas marítimas ou costeiras.
As condições de resistência em condições em que a temperatura é superior à temperatura ambiente, os mecanismos de corrosão verificados e a sua intensidade foram correlacionados com o teor de salinidade e foi discutida a influência da composição química como um dos fatores diferenciadores entre estes dois tipos de aços inoxidáveis.
O software Image J foi utilizado como recurso para a análise quantitativa de corrosão superficial a partir dos registos fotográficos realizados durante todo o programa experimental. Recorrendo a esse software, zonas de corrosão foram identificadas e demarcadas. Adicionalmente, embora ainda numa fase exploratória, a ferramenta foi utilizada para realizar estimativas de profundidade de corrosão, método que uma vez validado, poderá ser de bastante utilidade na avaliação da severidade do processo de corrosão. Além disso, o tratamento das imagens permitiu validar a presença de corrosão após a pesagem das amostras, uma vez que foram observadas zonas de corrosão na superfície das amostras.
Finalizados os ensaios, pode-se reconhecer que a presença de Mo contido no AISI 316 é capaz de melhorar a resistência à corrosão em ambientes salinos, quando comparado com o AISI 304.