Content area
O presente Relatório tem como finalidade apresentar o trabalho realizado em contexto de estágio curricular do Mestrado de Musicoterapia da Universidade Lusíada, de Lisboa. A intervenção Musicoterapêutica ocorreu na Estrutura Residencial para idosos [ERPI], Lar D. José do Patrocínio Dias, em Beja.
O documento apresenta o processo de intervenção, desde a abordagem teórica do Envelhecimento e da Institucionalização, descrevendo as questões psicossociais nas patologias, especificamente o isolamento, solidão e depressão, destacando os benefícios da Musicoterapia na qualidade de vida do idoso.
O estágio ocorreu com sessões semanais, durante oito meses com 11 utentes e apresentam-se dois estudos de caso: um grupo intergeracional com patologias associadas à depressão e um individual, de paciente com doença de Huntington.
Foi utilizado o Modelo Plurimodal e as várias técnicas de musicoterapia deste método.
Nas intervenções realizadas recorreu-se à escala de avaliação “The Individualized Music Therapy Assessment Profile” [IMTAP], com tradução e validação de Silva (2012) e ao Instrumento World Health Organization Quality of Life Instruments– Bref [WHOQOL-BREF]. Nos domínios avaliados foram obtidos resultados com significante melhoria, podendo-se concluir que na intervenção da musicoterapia foram conseguidos benefícios na qualidade de vida dos idosos institucionalizados, demonstrando que os objetivos propostos inicialmente foram cumpridos.