Content area
O tecido empresarial em Portugal é representado por mais de 70% de empresas familiares que contribuem para produto interno bruto, geração de empregos assumindo um papel relevante na coesão territorial e promoção de diferentes regiões, pela sua capacidade produtiva e longevidade.
Desta forma, considera-se relevante o estudo da empresa Plantações de Chá Gorreana, por se tratar de um empresa familiar, gerida ao longo de 140 anos de existência por mulheres, com o objetivo de destacar o papel das mulheres na gestão, no dsempenho financeiro e na abertura de novos horizontes.
A metodologia será baseada no paradigma interpretativo que tem como metas de pesquisa descrever, compreender e interpretar os fenômenos, por meio das percepções e dos significados produzidos pelas experiências dos participantes. O enfoque será qualitativo recorrendo aos subsídios de informações obtidas através de análises documentais, fontes históricas e atuais extraídas do acervo da empresa e outras fontes nomeadamente públicas e de acesso livre. Enriquecido pela utilização de entrevistas semi estruturadas realizadas junto às pessoas relevante na história da empresa.
Espera-se contribuir com a real visão da mulher na gestão e na Contabilidade, desmistificando o esteriótipo que a mulher tem o papel singular de ser esposa e mãe. Pretende-se também enriquecer o acervo da literatura da história da contabilidade uma vez que mais do que os números, os relatos colhidos durante as entrevistas e compilados dos documentos históricos dizem muito mais do que simples números, fortalecer os estudos da relação entre o envolvimento da família, o comportamento na empresa e o seu desempenho sustentável, ressaltando as características familiares como arcabouço de transformação das desvantagens em vantagens competitivas.