Content area
Nesta pesquisa, nos propomos a realizar uma análise do papel fundamental das escolas públicas de Educação Básica no Brasil e em Portugal no desenvolvimento de uma oralidade emancipatória, crítica e cidadã, concentrando-nos nos sermões de Padre Antônio Vieira e nos discursos políticos contemporâneos. Reconhecemos nesses gêneros textuais as funções da linguagem como ferramentas essenciais para o aprimoramento das habilidades orais dos estudantes em Língua Portuguesa, sua língua materna.
Iniciamos examinando os documentos curriculares de ambos os países, bem como da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis (RMEF), Brasil, para identificar convergências e divergências nas exigências relacionadas às competências orais. Também analisamos os planejamentos de professores de Língua Portuguesa da RMEF para verificar estratégias utilizadas no desenvolvimento da expressão oral dos estudantes, e exploramos manuais escolares adotados em Portugal em busca de atividades específicas para esse propósito.
Uma análise detalhada das características intrínsecas das funções da linguagem nos sermões do século XVII e nos discursos políticos contemporâneos de Luiz Inácio Lula da Silva busca compreender como essas características podem contribuir para o ensino eficaz da comunicação oral. Por fim, oferecemos sugestões de estratégias e atividades para um ensino estruturado da expressão oral, utilizando as funções da linguagem encontradas nos gêneros textuais analisados como elementos pedagógicos.