Content area
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O principal objetivo do trabalho era a implementação de um sistema de gestão transportes que permitisse a centralização da gestão de transportes em uma empresa de adesivos com presença global.
Em 2023, a empresa decidiu centralizar o processo de gestão de transportes na Europa, após o sucesso da implementação do sistema de gestão de transportes nos Estados Unidos da América. Essa decisão foi impulsionada pelos elevados custos anuais associados ao transporte dos produtos e pela abordagem única e local adotada por cada equipa logística para a gestão de transportes, em uma empresa que procura uniformizar os seus processos globalmente, garantindo uma execução consistente em todas as suas operações.
Para iniciar o projeto, seguiu-se a metodologia de Investigação-Ação e foi realizada uma análise detalhada do processo de gestão de transportes numa das unidades de produção com maior volume de produção, localizada em Nienhurg,Alemanha. Esta análise revelou que muitos processos eram realizados de forma manual e que o tempo despendido para a execução das diferentes tarefas era elevado. Com base nesses dados, foi proposta a implementação do sistema de gestão de transportes, essencial para otimizar operações logísticas. Esse sistema permite um planeamento eficiente, a seleção de transportadoras e um contacto exclusivo e personalizado, o rastreamento das cargas e a gestão de documentos num único local.
A implementação do sistema de gestão de transportes trouxe melhorias ao processo, incluindo a padronização de processos, a automatização de tarefas e a redução de erros humanos. Como resultado, observou-se uma economia de cerca de 88% do tempo dedicado por cada colaborador na gestão das cargas para envio. Estas melhorias culminaram em uma operação logística mais ágil, segura e económica.