Content area
A revitalização do património industrial para fins habitacionais cria espaços passiveis de reutilização e renovação urbana. Na situação atual de mercado imobiliário em crescimento deparamo-nos com zonas anteriormente periféricas e industriais que se vieram a tornar em zonas urbanas e de grande densidade populacional com espaços ao abandono de natureza industrial. Deste modo quando revitalizamos esses espaços onde já não se aplica a função original faz todo o sentido fomentar outro uso, neste caso vamos ter como foco a reconversão de uma zona industrial para habitação que irá proporcionar uma nova identidade ao local.
Esta dissertação pretende, estudar em que consiste o património industrial e a habitação recorrendo às obras de diversos autores. Assim, o objeto desta dissertação foca-se na intervenção no património industrial incidindo no reaproveitamento deste para habitação sem que perca os valores originais. De seguida, pretende-se aprofundar sobre o tema da reconversão, um conceito dentro da área da conservação do património industrial que consiste na prática de valorizar, conservar, adaptar e transformar edifícios industriais antigos. Deste modo, o ato de reconversão de edifícios industriais, em particular, para a habitação revela características da adaptabilidade e flexibilidade.
Na conclusão neste trabalho iremos analisar vários casos referência que mostram como diversos autores aplicaram os conceitos. Por último, para ligar todos os princípios adquiridos no caso estudo elaborado no contexto da unidade curricular de Projeto III que têm como objeto a desativada Fábrica de conservas Vasco da Gama em Matosinhos, que atualmente se encontra devoluta e em necessidade de conservação.