Content area
Atualmente, o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) da Unidade Localde Saúde (ULS) de Coimbra é responsável pelas atividades de coordenação da transplantaçãoem 12 hospitais do país. Apesar da existência de uma plataforma nacional para partilha deinformações relativas à transplantação de órgãos entre os diversos GCCTs, esta não abrangetodos os dados que o GCCT da ULS de Coimbra recolhe nem permite descarregar informaçõesnecessárias à elaboração de relatórios estatísticos.
O GCCT da ULS de Coimbra recolhe toda a informação relativa às etapas de coordenação,incluindo detalhes como os contactos a utentes ou o transporte de órgãos. No presente, estesdados são registados em formulários físicos e num diário manuscrito, o que pode tornar a suaconsulta mais lenta devido à natureza física dos arquivos. Em suporte digital, existe uma pastapartilhada na cloudda Microsoft, acessível apenas aos membros autorizados do GCCT da ULSde Coimbra e que contém documentos relevantes às atividades de coordenação. A organizaçãode dados para fins estatísticos é feita através de um ficheiro de Excel, contido na pasta acimareferida.
A utilização de tecnologia de programação low-codepermite um desenvolvimento mais rápidode aplicações, sem requerer os conhecimentos técnicos exigidos pelas linguagens de programaçãoconvencionais [1–4]. Assim, foi desenvolvida uma aplicação para o GCCT da ULS de Coim-bra utilizando a tecnologia low-code Microsoft PowerApps,que não só informatiza e estruturao registo e arquivo de informação clínica, demográfica e administrativa, como também facilitaa monitorização dos processos de transplantação em curso. Adicionalmente, inclui funcionali-dades que simplificam a monitorização de pedidos de órgãos (apelos) e a gestão de órgãos pararestituição (dívidas).
Após concluídas as etapas de desenvolvimento do software, a aplicação foi disponibilizada aosmembros do GCCT para recolha de sugestões e comentários através de um formulário criadoespecificamente para o efeito, onde obteve forte aceitação. A informatização da informaçãorecolhida pelo GCCT da ULS de Coimbra abre a porta à integração futura da ferramenta de análise de dados Microsoft PowerBI,o que facilitará a extração de estatísticas, e permitirá, dessaforma, obter uma visão geral das atividades de transplantação do gabinete.