Content area
Atualmente, para que as organizações se mantenham competitivas e acompanhem o mercado em constante crescimento, é essencial adotar tecnologias modernas de forma eficaz. O desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão permite o planeamento, controlo e acompanhamento eficazes de todos os processos das empresas e dada a conjuntura do mercado, utilizando indicadores-chave de desempenho. A identificação de oportunidades de melhoria nos sistemas de produção e de negócio contribui para melhorar os níveis de qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a sustentabilidade do negócio.
Este projeto foi realizado, com o propósito de desenvolver um Data Warehouse completo implementável em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), abrangendo todas as etapas cruciais da construção do Data Warehouse, utilizando como suporte uma base de dados fornecida pela Microsoft, designada por “AdventureWorks”. Ao longo desta dissertação, são detalhados todos os processos de Extração, Transformação e Carregamento (ETL) realizados utilizando o SQL Server Integration Services (SSIS)e o SQL Server. O processo de ETL envolveu a extração de dados, a transformação desses dados para garantir consistência e qualidade, e o carregamento no Data Warehouse em um formato otimizado para análise.
Além disso, foram desenvolvidos dashboards em Power BI para a visualização e análise dos dados. Esses dashboards permitem que os utilizadores explorem e analisem informações por meio de gráficos e relatórios interativos, proporcionando uma visão clara dos indicadores de desempenho mais importantes. Tal como a base de dados de origem, o relatório encontra-se subdividido em quatro temas principais: Recursos Humanos, Compras, Produção e Vendas.
Para validar o projeto, foram conduzidas quatro entrevistas semiestruturadas com especialistas em Business Intelligence/Analytics (BI&A). As entrevistas tiveram como objetivo avaliar a eficácia da solução desenvolvida neste projeto, a usabilidade dos dashboards e o impacto da solução no suporte à tomada de decisão. As respostas fornecidas pelos entrevistados contribuíram para melhorar o projeto e a garantir sua relevância no contexto da digitalização das empresas, nomeadamente, ao nível da utilização de BI&A.