Content area
A engenharia tem um papel fulcral na contemporaneidade ao nível social e económico e no uso dos recursos naturais. Para além de benefícios, a tecnologia desenvolvida pela engenharia demostrou ter consequências negativas e perigosas e também consequências indesejáveis de risco desconhecido. Tal despertou para a necessidade de os cursos de engenharia incorporarem formação ética. Apesar da necessidade de incorporar formação ética nos cursos de engenharia ser largamente reconhecida, a sua aplicação nos cursos de engenharia é um enorme desafio, porque existe um défice de estudos sobre as competências que devem ser promovidas e sobre a avaliação dos resultados da aplicação de ferramentas pedagógicas adequadas aos estudantes de engenharia.
A investigação apresentada no presente documento pretende contribuir para atenuar este défice de investigação, quer ao nível da definição das competências que a formação ética deve desenvolver, quer no desenvolvimento e avaliação de instrumentos didático-pedagógicos para promover a formação ética em cursos de engenharia. O trabalho de investigação desenvolvido focou-se no uso de metodologias ativas de aprendizagem e nos cursos de engenharia eletrotécnica, mas também pode ser adaptado para se aplicar a qualquer outra área da engenharia.
A presente investigação resultou em diversas e importantes contribuições para a implementação prática da formação ética em engenharia e, em particular, na engenharia eletrotécnica. Algumas propostas foram também avançadas para subdomínios técnicos da eletrotecnia, nomeadamente a área das Instalações Elétricas, da interligação ao Sistema Elétricos de Energia dos veículos elétricos em larga escala e do Mercado Elétrico. As contribuições desta investigação incluem ainda a construção de um referencial das competências éticas que a formação ética em engenharia deve promover, um framework para ajuda ao desenvolvimento de atividades pedagógicas e algumas ferramentas pedagógicas desenvolvidas, das quais se destacam os jogos educativos criados e avaliados: Ethical Betrayal, GiSphera-building, EdScape e Market Collapse.
O presente trabalho de investigação pretende desta forma promover a formação ética e a prática da engenharia eletrotécnica eticamente mais responsável.