Content area
Introdução: Atualmente, a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. Apesar de ter diminuído nos últimos anos, continua a apresentar uma elevada incidência. Trata-se de uma doença multifatorial, podendo ser influenciada por fatores genéticos ou adquiridos.
Atualmente, a abordagem preventiva é amplamente recomendada pelos médicos dentistas, desempenhando um papel fundamental na diminuição da cárie e eficácia dos tratamentos. A cárie pode ser primária, quando afeta dentes naturais sem restauração, ou secundária, quando surge na interface de restaurações pré-existentes. O sucesso de uma restauração depende do material e técnicas utilizadas. Nas resinas compostas existe o risco de microfiltração e a colonização bacteriana. Por esse motivo, os investigadores têm vindo a procurar desenvolver materiais com boas propriedades mecânicas, efeito antimicrobiano e capacidade de remineralização. Para reduzir a acumulação de biofilme, foram criadas resinas compostas que incorporam sais de amónio quaternário, conhecidos pela sua ação antimicrobiana. Estes compostos ajudam a prevenir a cárie secundária, interagindo com as membranas bacterianas através de cargas eletrostáticas.
Objetivos: Este trabalho visa atualizar e consolidar o conhecimento sobre o uso dos monómeros de amónio quaternário na composição das resinas compostas, analisando as suas vantagens e desvantagens. Além disso, explora as suas propriedades e aplicações na medicina dentária conservadora, destacando o potencial antimicrobiano e a eficácia na prevenção da cárie secundária.
Materiais e métodos: Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com os critérios de elaboração de revisões sistemáticas e meta-análises da Cochrane (Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions - v.6.3). Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE (PubMed) e SCOPUS assim como o recurso B-On.
Para a elaboração do protocolo, foi utilizada uma extensão do PRISMA: o PRISMA-P (Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols). Este protocolo é utilizado como orientação para a realização de revisões sistemáticas, onde são descritos o raciocínio, a hipótese e os métodos previstos para o estudo.
Esta revisão sistemática utiliza o esquema PICO como auxiliar na pesquisa da questão de investigação. Foram utilizados critérios de inclusão e de exclusão, todos os artigos excluídos corresponderam a anteriores de 2010, que não eram de língua Inglesa, Portuguesa ou Espanhola, artigos empíricos, de opinião, inconclusos ou artigos pagos para leitura. Também foram excluídos artigos que não analisassem restaurações em resina composta, que não fossem estudos em dentes decíduos ou em animais. Foi analisado o risco de viés dos artigos incluídos no estudo, com recurso a ferramentas AMSTAR 2 e QUIN tool.
Esta revisão sistemática foi registada na PROSPERO com o código 1060428.
Resultados: Foram incorporados 57 artigos nesta revisão sistemática.