Content area
Na produção de bovinos, acontecem numerosos casos de afeções que podem levar à necessidade de uma transfusão de sangue ou dos seus componentes para ajudar na recuperação do estado geral do animal. Este procedimento também pode ser usado como um último recurso para ajudar um animal que esteja num estado moribundo. O objetivo deste trabalho passa por integrar a utilização de transfusões sanguíneas no contexto real em campo, através de uma revisão bibliográfica dos aspetos teóricos e dos procedimentos a realizar para garantir uma transfusão o mais segura possível. Assim, é possível averiguar as vantagens e desvantagens da realização de transfusões sanguíneas no campo.
A principal questão posta neste trabalho é se o procedimento é realizável de maneira segura no contexto de campo, sem acesso a todos os métodos de identificação e categorização do sangue, sem a possível divisão dos seus componentes e com apenas conhecimento básico do dador.
Este Relatório de Estágio encontra-se dividido em três partes principais: uma primeira, relativa às transfusões sanguíneas, em que são explicadas as indicações para o procedimento, as informações sobre os grupos sanguíneos e a sua tipagem em laboratório, os procedimentos a realizar para a transfusão, as vantagens e desvantagens da sua realização e o prognóstico após a mesma. De seguida é apresentado um caso clínico visto na Clínica de Bovinos da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, onde são seguidos os passos descritos anteriormente, mas num contexto de campo (sem acesso a laboratório). Por fim, uma conclusão respondendo às questões que motivaram a escrita deste relatório.