Content area
O valor e o consumo de vinho têm vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo uma das bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o mundo, como tal a região do Algarve não é exceção. A cultura da vinha e do vinho acompanhou toda a história do Algarve desde tempos remotos até à atualidade e o que encontramos hoje reflete todas essas influências e experiências assimiladas ao longo do tempo. Assim, a caracterização qualitativa dos vinhos desta região torna-se importante de forma a monitorizar e acompanhar o seu desenvolvimento e expansão.
Para verificar as diferenças entre os vinhos desta região, procedeu-se ao estudo de vinhos tintos de duas sub-regiões pertencentes ao Algarve: Denominação de Origem "Lagoa" e Denominação de Origem "Tavira". Para tal analisaram-se 6 vinhos tintos diferentes, sendo 3 vinhos de Lagoa e 3 vinhos de Tavira.
Com este objetivo efetuaram-se análises a 8 parâmetros fisico-químicos: Acidez Total, Acidez Volátil, pH, Teor Alcoólico, Indice de Polifenóís Totais, Antocianinas, Taninos e Cor.
Após a realização das análises procedeu-se ao cálculo das médias e desvios-padrão das respetivas amostras para cada parâmetro analisado de forma a poder comparar os vinhos entre si.
Para verificar a existência de diferenças significativas entre as regiões em estudo, realizou-se uma análise estatística pelo método ANOVA unidirecional e o teste de Scheffé do programa STATISTICA 7 (StatSoft Inc., EUA), tendo-se encontrado diferenças significativas nos parâmetros: acidez volátil, pH, antocianinas, índice de polifenóis totais, taninos e tonalidade da cor.