Content area
“Mais Património, et al., Laboratórios de Educação para o Património nos territórios de São Pedro da Afurada e Aguda (V.N. Gaia)” tem por base o desenvolvimento do conceito de laboratório aplicado à educação para o património, entendido como um lugar de coconstrução que resulta de um pensamento crítico sobre o território e as suas comunidades. Apresenta-se como um processo sustentado por uma metodologia de investigação-ação assente em três princípios confluentes: o envolvimento ativo e implicado das diversas comunidades, o fortalecimento da literacia patrimonial das mesmas, e a adoção de uma perspetiva transdisciplinar que promova o diálogo entre múltiplos saberes e práticas. Partindo do exercício de análise do significado do lugar, a nossa abordagem a São Pedro da Afurada e à Aguda, comunidades cuja relação com o mar teve, e ainda tem, um impacto significativo, orienta-se por uma leitura integrada, na relação entre a Paisagem Histórica Urbana, a Cultural Marítima e a Patrimonial. À luz da discussão atual, concentrada no envolvimento da sociedade na regeneração do ecossistema oceânico, contribui esta investigação para a valorização e ativação do património cultural marítimo, não pelo seu legado histórico, mas pela sua relevância atual, enquanto expressão identitária e funcional destas comunidades.
Neste enquadramento, os Laboratórios de Educação para o Património desenvolvidos, comprometem-se, de forma particular, com a implicação direta das diversas comunidades (locais, religiosas, profissionais, associativas e escolares), no reconhimento e valorização do património de proximidade, não apenas para ser conhecido e preservado, mas também para ser problematizado, refletido, discutido e reinterpretado.
Assim, apresenta-se desafiante o desenvolvimento de uma metodologia que vise promover uma maior implicação, reconhecendo que, para que o património seja estruturante numa sociedade contemporânea informada é fundamental que a relação com este se construa a partir das pessoas e enquanto processo de reconhecimento.