Content area
A presente dissertação aborda os problemas associados à manutenção de dados históricos em sistemas de gestão e à sua extração para ambientes cloud. Embora os dados históricos não sendo essenciais para a operação diária, podem representar uma carga substancial nas bases de dados para exploração, afetando de forma direta os custos operacionais e o desempenho do sistema. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de arquivo de informação para o Microsoft 365 Dynamics Sales (DS) ou para o Microsoft 365 Business Central (BC), que permita a extração de dados históricos para soluções de armazenamento na nuvem mais económicas, sem nunca pôr em causa a integridade referencial quer do sistema e dos dados quer na experiência do utilizador.
Para atingir este objetivo, foram propostas várias metodologias para executar a extração de dados para um armazenamento mais económico. No entanto, a solução apresentada integra o uso de Azure Data Lake Storage para o armazenamento e o Azure Synapse Analytics para o processamento dos dados. O Power BI é ainda utilizado para a exploração e a visualização dos dados arquivados. O resultado final consiste num protótipo funcional que demonstra a viabilidade do modelo proposto, podendo ser facilmente replicado em ambientes de produção.
Este trabalho contribui para a otimização da gestão de dados em sistemas ERP, principalmente em BC, onde oferece uma abordagem que equilibra a eficiência e o custo operacional, particularmente em ambientes de computação em nuvem.