Content area
Este projeto de Mestrado em Museologia, desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, propõe uma política de educação e de mediação para o futuro MUZEU: pensamento e arte contemporânea dst, na cidade de Braga. Pretende demonstrar o papel central da educação e da mediação como pilares fundamentais na aproximação entre os museus de arte contemporânea e os seus públicos.
O primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre as características e funções dos museus, com especial enfoque nas instituições dedicadas à arte contemporânea.
O segundo capítulo contextualiza o futuro museu, descrevendo o edifício, os antecedentes e parte do acervo previsto.
O terceiro capítulo define o enquadramento teórico e institucional, sublinhando os conceitos e a relevância da educação e mediação na museologia contemporânea.
O quarto capítulo propõe estratégias específicas de educação e mediação para o MUZEU, que se concretizam, no quinto capítulo, numa programação quinquenal (2026– 2030), pensada para diferentes públicos e orientada pelos princípios da acessibilidade, participação e descentralização.
O projeto conclui com propostas de avaliação contínua, com vista a uma gestão educativa mais ágil, crítica e participativa.