Content area
A Segurança Alimentar apresenta-se como uma crescente preocupação dos produtores e consumidores de alimentos, facto que leva à necessidade de implementação de Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar, que refletem procedimentos indispensáveis nas diversas indústrias deste setor, garantindo alimentos seguros, de qualidade e adequados ao consumo. Este trabalho com o tema “Transição da Certificação HACCP Codex Alimentarius para a Norma ISO 22000:2018 numa Empresa de Vinhos”, desenvolvido em atividades de estágio curricular na empresa Churchill Graham SA, tem como objetivo caracterizar o processo de transição do Sistema HACCP do Codex Alimentarius para o HACCP ISO 22000:2018 na Churchill.
A implementação do Sistema HACCP é essencial para a segurança alimentar e para o aprimoramento da qualidade no setor vitivinícola, pois permite o controle rigoroso dos riscos biológicos, físicos e químicos que podem comprometer a segurança dos produtos. A ISO 22000:2018 diferente do Codex, incorpora abordagens melhoradas para os sistemas de gestão, o que visa garantir uma abordagem estruturada e dinâmica no gerenciamento de perigos alimentares, fortalecendo os requisitos de segurança em todas as etapas da cadeia de produção da empresa.
O estudo foca em vários aspetos, desde a caracterização e comparação das normas em destaque, análise dos seus requisitos e como adequá-los às atividades operacionais da empresa. Assim, o trabalho serve como um modelo prático para as empresas, destacando-se pela adaptação do HACCP ao contexto específico da indústria vitivinícola, o que fortalece o compromisso com a segurança e a qualidade dos produtos.