Content area
Full Text
Recepción: 13 de julio de 2016
Envio a informantes: 28 de julio de 2016
Aceptación definitiva: 24 de septiembre de 2016
Resumo: Os estudantes sao uma parte fundamental e imprescindível de uma instituido educativa do ponto de vista da cidadania e do desenvolvimiento social. Por este motivo, a reflexao sobre as suas dificuldades económicas quando ingressam nas Instituiçoes de Ensino Superior transfere-se para essas Instituiçoes e responsabiliza os seus dirigentes no sentido de assegurarem a prossecuçao dos objetivos educativos relacionados com o sucesso escolar, proporcionando-lhe um melhor bem-estar, tanto social, como mental e económico.
Esse designio, paulatinamente, tem sido proporcionado ao longo das últimas quatro décadas com maior abrangencia e com maior equidade, ao longo do tempo, muito por força das alteraçoes legislativas como resposta as reivindicaçoes das instituiçoes educativas e demais organizaçoes a elas ligadas, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (crup), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, (ccısp) e a Direçao Geral do Ensino Superior (dges), bem como das exigencias manifestadas pelos recetores que frequentam este nivel de ensino, os estudantes.
É importante salientar que a Açao Social Escolar no Ensino Superior Portugués surge associada ao conceito de efetivaçao de igualdade de oportunidades seja através da legislaçao produzida ou através de outras fontes de informaçao que abordam o tema, como se tem verificado nas últimas quatro décadas analisadas.
A abordagem dos beneficios sociais, neste nivel de ensino, deve analisar as múltiplas facetas de que se reveste atendendo a sua ligaçao ao sucesso educativo e ao bem-estar dos formandos e por conseguinte a valorizaçao de uma sociedade meritocrática. Também pelo importante contributo de coesao territorial sobretudo em zonas do país, no caso Portugal, de menor densidade populacional e socioeconómicas mais desfavorecidas como bem reflete o estudo intitulado «A transferencia de i&d, a Inovaçao e o Empreendedorismo nas universidades (Barro, 2015)» percorreu a década de 2000 a 2010 e refere-se ao sistema binario de Ensino Superior em Portugal como responsável por 40% do investimiento em inovaçao e desenvolvimento (i&d) de toda a economia portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Açao Social Escolar; Bem-Estar; Equidade no Ensino Superior Portugués Politécnico e Universitário Equidade; Beneficios Socias; Ensino Superior.
Abstract: The study entitled «the i&d transfer, innovation and entrepreneurship in universities (Clay, 2015)» ran through the decade of 2000...