Content area
Full text
ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO
RESEARCH PAPER
Prevalência de flebite da venopunção periférica: fatores associados
Prevalence of peripheral intravenous catheter-related phlebitis: associated factors
Prevalencia de flebitis en la venopunción periférica: factores asociados
Alexandra Sofia Pires Nobre*; Matilde Delmina da Silva Martins**
* RN., Enfermeira, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, 5300-146, Bragança, Portugal [[email protected]]. Contribuição no artigo: pesquisa bibliográfica, recolha, tratamento e análise e discussão dos dados e redação o artigo. Morada para correspondência: Rua da Esperança Nº32, Macedo de Cavaleiros, 5340-304, Bragança, Portugal.
** Ph.D., Professora Adjunta, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, 5300-146, Bragança, Portugal [matildemartins@ipb-pt]. Contribuição no artigo: análise e discussão dos dados.
RESUMO
Enquadramento: A flebite apresenta-se como um evento adverso de importância epidemiológica, apontando valores entre 25,8% e 55,6%, considerados elevados.
Objetivo: Identificar a prevalência de flebite na venopunção periférica em doentes internados numa instituição de saúde do norte de Portugal, durante o mês de maio de 2017, e analisar os fatores de risco associados.
Metodologia: Estudo de coorte prospetivo. A recolha de dados decorreu no mês de maio de 2017, numa unidade hospitalar do norte de Portugal recorrendo à Phlebitis Scale versão portuguesa e ao processo clínico, para dados sociodemográficos e clínicos. A amostra ficou constituída por 58 doentes.
Resultados: Dos participantes, 53,4% eram do género feminino, com média de idade de 64 anos, a média de tempo de permanência do cateter venoso periférico (CVP) foi de 3,25 dias. A taxa de flebite foi de 36,7%, predominando o grau I (63%).
Conclusão: Associou-se a flebite ao tempo de permanência do CVP. Sugere-se a realização de outros estudos, e ações de sensibilização dos enfermeiros, para a necessidade de avaliação do tipo e grau de flebite.
Palavras-chave: cateterismo periférico; flebite; enfermagem
ABSTRACT
Background: Phlebitis is a major adverse event. It has a high prevalence, ranging from 25.8% to 55.6%, which makes it an epidemiologically relevant phenomenon.
Objective: To identify the prevalence of peripheral intravenous catheter-related phlebitis in patients admitted to a hospital unit in the North region of Portugal in May 2017, as well as to analyze its associated risk factors.
Methodology: Prospective cohort study. Data were collected in May 2017 at a hospital unit in the North...