Abstract

Este artigo tem a intencionalidade de mostrar como se dá a origem do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol, primeiramente estabelecidos no seio familiar pelas disposições herdadas culturalmente (conselhos, gostos, escolhas, interditos, divisão dos trabalhos) e reestruturados nos mais diversos campos nos quais atuam, a escola, em especial, mais especificamente suas participações nas aulas de Educação Física, e também os locais especializados onde essas práticas se realizam. Com isso, verifica-se o sucesso ou o fracasso que permeiam suas trajetórias de vida e uma possível ascensão social pela escolha dessas práticas como carreira profissional.

Details

Title
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação
Author
Fábio Tadeu Reina; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Muzzeti, Luci Regina; Romanatto, Maria José
Pages
786-795
Section
Artículos
Publication year
2013
Publication date
2013
Publisher
Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
ISSN
24468606
e-ISSN
19825587
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2436904055
Copyright
© 2014. This work is published under http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.