Full text

Turn on search term navigation

© 2021. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.

Abstract

Thomas H. Ogden, em A new reading of the origins of object relations theory, defende que, em Luto e melancolia, Freud percebeu “nada menos do uma nova forma de subjetividade humana” (2009, p. 123) e que, como o título aponta, esse é o texto seminal da teoria das relações objetais.1 Usando outros termos, com o apoio do desenvolvimento posterior a Freud da teoria das relações objetais, Ogden apresenta dessa forma as ideias subjacentes em Luto e melancolia: O “abandono” melancólico do objeto (como oposto à perda do objeto pelo enlutado) envolve um evento psicológico paradoxal: o objeto abandonado, para o melancólico, é preservado na forma de uma identificação com ele... Então, em resposta à dor da perda, o ego é dividido duas vezes formando uma relação objetal interna na qual uma parte cindida do ego (a agência crítica [the critical agency]) raivosamente (com ultraje) age sobre a outra parte cindida do ego (o ego-identificado-com-o-objeto) ... O paciente melancólico na infância [infancy and childhood] foi incapaz de mover-se com sucesso do objeto de amor narcísico [narcissistic object love] para objeto de amor maduro envolvendo uma pessoa que é vivenciada como separada de si mesma. O rebento nasceu fora do tempo adequado, não teve uma relação mais individual com a mãe, foi alimentado por tantos que a individuação do cuidador não foi possível, cresceu no limiar entre os homens e os animais.

Details

Title
GRACILIANO RAMOS E PAULO HONÓRIO: BIOGRAFIA, AUTOBIOGRAFIA MELANCÓLICA E TÉCNICA NA CRIAÇÃO LITERÁRIA
Author
OLIVEIRA, CARLISSON; Rodrigues, Hermano
Pages
28-37
Section
Article
Publication year
2021
Publication date
Jan-Apr 2021
Publisher
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica
ISSN
15161498
e-ISSN
18094414
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2525735147
Copyright
© 2021. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.