Abstract

Objetivo:

conhecer os principais problemas éticos e como estes são relacionados com a sensibilidade moral em enfermeiros atuantes em uma Unidade de Clínica Médica.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em um hospital universitário do sul do Brasil, com 18 enfermeiros atuantes em uma unidade de clínica médica, por meio de entrevistas semiestruturadas ponderadas via análise textual discursiva.

Resultados:

verificou-se que os conflitos institucionais, com o paciente e/ou familiar e com a equipe foram elencados como os principais problemas éticos identificados pelos enfermeiros, sendo a percepção e enfrentamento destes relacionados com a sensibilidade moral, compreendendo duas categorias: vivenciando problemas éticos e relações com a sensibilidade moral.

Conclusão:

a sensibilidade moral, pelo seu caráter multidimensional, capacita e habilita os enfermeiros para o reconhecimento e enfrentamento dos problemas éticos na prática clínica e contribui para a tomada de decisão justa e prudente, o que repercutirá na qualificação da assistência de enfermagem.

Details

Title
Dimensão ética dos problemas enfrentados em ambientes de clínica médica: relações com a sensibilidade moral
Author
Janaina Cassana Mello Yasin  VIAFID ORCID Logo  ; Edison Luiz Devos Barlem  VIAFID ORCID Logo  ; Jamila Geri Tomaschewski Barlem  VIAFID ORCID Logo  ; Rosemary Silva da Silveira  VIAFID ORCID Logo  ; Graziele de Lima Dalmolin  VIAFID ORCID Logo  ; Gustavo Baade de Andrade  VIAFID ORCID Logo 
Section
Artigo Original
Publication year
2020
Publication date
2020
Publisher
Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
ISSN
01041169
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2719275908
Copyright
© 2020. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.